Criando

Google Analytics

Esse recurso permitirá que vocês trabalhem com os alunos inúmeras questões ligadas aos conteúdos: procedimentais, atitudinais e conceituais.

Mensurar os resultados de sites e blogs por meio do Analytics em tempos diferentes e com propostas que também poderão envolver outros professores.

Indico que leiam o projeto sobre criação de blogs com os professores e posteriormente com ajuda do professor de TI da escola planejem a construção dos blogs com os alunos.




O Gráfico mostra as localidades de onde o blog foi acessado e nos remete ao ato de interagir com outros dados sobre essas regiões: qual o assunto que acessaram? economia? indicadores sociais? frequências? 

Todos esses dados serão reais e coletados de um espaço que eles construirão, sem dúvida, que isso remete ao significado do estudo e também ao formar para o mundo de amanhã, pois novas profissões exigirão novas habilidades.

As atividades simples, desde que contemplem o programado no curso, serão constantes em número de possibilidades, como no caso da geografia: verificar no mapa do Brasil onde ficam as cidades que acessaram ao blog.


Leituras de gráficos, análise de dados estatísticos e outras funções que poderão fazer parte do plano de curso da turma. 

Sempre há o destaque ao ato de preparar o curso e a aula, pois sabemos que necessitamos de novas ferramentas em sala de aula, mas para fazer uso de maneira frutífera (que contemple o proposto) o preparo é fundamental.


Neste gráfico convido aos senhores para observar o rol de interesses e compará-los com as faixas etárias.

61% dos leitores têm até 34 anos e não procuram temas relacionados diretamente à Educação.

No estudo de blogs vocês lerão que os temas educacionais correspondem a menos de 1% do interesse geral na rede: Qual o tipo de cidadão queremos para o mundo de amanhã? Falta estímulos ou criatividade da escola em se aproximar do mundo real? 



Os alunos poderão aprender a lidar com o interesse do público e direcionar melhor suas matérias, desde que não percam seus objetivos e convicções. Olha que interessante para a Filosofia!



O mundo globalizado também permite leituras, como saber em quais países e línguas o conteúdo está em pauta.


Sistemas operacionais e consumo podem fazer parte do projeto ou interesses individuais dos professores para contemplar os conteúdos de seu curso.






Essa leitura é muito interessante para aprofundar e desenvolver habilidade de análise, crítica para criação de novas soluções, pois o tempo que cada usuário permaneceu no endereço nos leva ao movimento de analisar, é quase automático o ato.

Enfim, necessitamos de estudos para novos rumos em sala de aula e isso não significa abrir mão dos recursos que já temos, pois nossos alunos necessitam de diversidade: o mundo de hoje é diversificado.


Aplicativos





As apresentações podem tomar novos rumos, inclusive os mais interativos, no ambiente escolar e fora dele, porém é importante direcionar a construção destes mecanismos de pesquisa, criação e interação.

Este exercício mostrará uma possibilidade que deve ser analisada e adequada aos objetivos do curso em que será aplicado.

As duas possibilidades apresentadas servirão para aulas mais atrativas e projetos de construção dos alunos, relacionados diretamente com o assunto que estão estudando.

1. Estude o ambiente do software para desenvolvimento do aplicativo http://universo.mobi/pt;

2. Desenhe o projeto de seu aplicativo: página de abertura, canais de comunicação, informações que deseja publicar entre outras funções que você poderá dispor.

Veja o exemplo http://universo.mobi/aplicativoseducacionais e observem como o curso foi conduzido. Fica claro que a sistematização da aula foi planejada na ordem dos comandos.



Utilizei slides de Power Point salvos como imagem para compor os comandos e preservei os momentos de interação dentro da sala, ou seja, as atividades solicitadas eram coletivas.

O mural é uma ótima opção de interação, pois as pessoas podem deixar opiniões e até caminhos de pesquisa em seus comentários. Por favor, sublimem o meu ideias com assento!

3. Estude o tamanho e as formas permitidas para inserir imagens em seu aplicativo.


A página da imagem suporta imagens em vários formatos e com até 12 MB, mas existem suportes variados e isso obrigará atenção na hora de formatar suas imagens.

Eu utilizo o software "PhotoScape" para cortar e redimensionar imagens: http://www.baixaki.com.br/download/photoscape.htm

Já as imagens de Power Point gosto de criar o arquivo e desenhar normalmente no slide, inserindo imagens, textos e outros componentes de conteúdo. Na hora de salvar o arquivo em imagem clico em salvar como e depois seleciono o tipo de imagem que desejo.


Vejam que preferi salvar em formato "PMG" mas há opção em outros formatos.  Serão criadas imagens em uma pasta com todos os seus slides.
Depois é só carregar a imagem que desejar nas página de seu aplicativo, como vocês podem observar nas páginas do aplicativo modelo.

4. Pense em cada momento de sua aula com o aplicativo (Plano de aula) e ou em cada momento do projeto de construção dos alunos. 

Estabelecer a minutagem, os dias, os objetivos de cada etapa e o processo de avaliação. As reservas de equipamentos (Tablets, computadores, laboratório de informática) são primordiais para a boa execução.

Este passo refere-se ao encaminhamento metodológico que estamos mais do que acostumados, pois utilizamos recursos o tempo todo: livros, lousa, jogos entre outros.

5. Seguir os passos do software "Universo.mobi" sem medo de errar, indico este exercício como o principal caminho para aprender a construir os aplicativos.


Mesmo que não tenha gostado de algo após a publicação de seu aplicativo, você poderá editá-lo quantas vezes quiser.


Há possibilidade de testar cada uma das páginas antes da publicação e checar o funcionamento de tudo, o simulador é apresentado em uma tela de Smartphone.

6. Os canais de publicação oferecidos são gratuitos ou pagos, e acho que para os projetos com alunos e nossas aulas  a opção gratuita é bem interessante e atende aos objetivos.


Há planos pagos e alguns bem caros, e a diferença é a publicação nas lojas da APP Store e Android Market .  Neste caso podemos sobreviver bem sem isso, na escola, pois o nosso objetivo é pedagógico.

Claro que as duas lojas nos servem muito com aplicativos educacionais e também quem puder pagar a conta fará um investimento benéfico, porque o aplicativo terá muita visibilidade.


Quando clicamos em detalhes depois do aplicativo pronto além da tela de preços encontraremos o comando de instale agora e outro para divulgação.

Se a escola possuir uma página no facebook o link será disposto na página, e o mesmo acontece para o twitter e orkut. Pode-se ainda enviar para uma lista de contatos via e-mail. 


Utilizem os  









Power Point






Iniciaremos nosso curso da seção criando com o Power Point, considerando-o como ferramenta básica de criação.

A apresentação que você assistirá está acompanhada de vídeos explicativos.  Essa é uma das vantagens dos ambientes colaborativos na rede. Não importa o grau de desenvolvimento que você esteja, pois algo lhe trará uma nova informação.

Quando praticamos adquirimos uma nova habilidade ou aprimoramos as que já possuímos.

Tratando do Power Point você verá uma apresentação de slides (disposta abaixo) e uma sequência de vídeos (dispostas ao final da apresentação).

Bom estudo!.



Clique na imagem para acionar a apresentação de slides.




















Sequência de vídeos: Power Point